Somos uma associação sem fins lucrativos da região de Basto. Um grupo que quer mobilizar a população para a prática de actividade física ao ar livre, sobretudo através da dinamização de caminhadas, oferecendo assim, oportunidades únicas para interpretar e conhecer esta região, a nossa região, aliando cultura, meio ambiente, património, turismo mas sobretudo saúde e bem-estar.


Mas a basto move.te nasceu duma vontade. A vontade de promover a criação de Percursos Pedestres de Pequena Rota (PR) na região, reunindo recursos e meios para a sua implementação. Defendemos que este tipo de infra-estruturas é imprescindível numa região tão rica em património natural e cultural como a região de Basto. Os Percursos Pedestres não só proporcionam aos seus utilizadores a qualidade e segurança dos traçados, como também, podem potenciar a actividade económica local trazendo uma nova dinâmica  às actividades tradicionais de cariz familiar. Continuamos assim empenhados em implementar novos PR na região de Basto. A médio/longo prazo, ambicionamos ainda ver nascer uma Grande Rota (GR) das Terras de Basto.


Basto representa assim a região, move.te (move ponto te) representa a forma dinâmica mas também descontraída, com que queremos actuar e inquietar a população, local e visitante. É este o nosso projecto, é esta a nossa vontade.