Cabeceiras de Basto

Cabeceiras de Basto é uma vila do distrito de Braga, com cerca de 17 744 habitantes (2006). Compreende um território de 17 freguesias, com cerca de 241 km² encaixados num vale rodeado por várias serras e abundantes cursos de água, numa zona de grande beleza natural.


Da Serra da Cabreira, povoada por inúmeras espécies de fauna e flora, tem-se um panorama magnífico, como se pode testemunhar de qualquer dos miradouros existentes, ou desfrutar em qualquer parque de merendas da serra, como por exemplo nas áreas de lazer de Moínhos de Rei ou em Vinha de Mouros.Nesta vila encontra-se também a figura do guerreiro Lusitano "Basto", ícone de toda esta região e figura lendária que ficou célebre nas lutas de resistência às invasões dos Mouros, muito representado em estátuas graníticas de época anterior à de ocupação romana.

Por todo o concelho encontram-se ainda diversas Casas Senhoriais, mostrando o valor destas terras ao longo dos séculos, como é o exemplo da Casa da Breia, Casa do Casal, Casa do Forno, Casa da Torre ou a Casa da Portela no Arco de Baúlhe, entre tantas outras.

De destaque são ainda o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, do qual as primeiras referências remetem a 1122, situado mesmo ao lado dos Paços do Concelho, a Ponte de Cavez ou o local pré-histórico de Lameiras Chãs, com diversos vestígios de ocupação antiga.