Mondim de Basto

Mondim de Basto é uma vila no distrito de Vila Real com cerca de 8574 habitantes (2001). Compreende um território de 8 freguesias com 171,87 km² localizado numa zona de grande beleza natural, por entre montes e paisagens idílicas que parecem perdidas no tempo, destacando-se aqui o Parque Natural do Alvão.


As origens de Mondim de Basto são muito antigas, sabendo-se que aqui habitaram civilizações castrejas (no Monte Farinha existem vestígios de três diferentes Castros), tendo sido conquistada no século II a.C. pelos Romanos. A vila de Mondim de Basto repousa numa chã fértil na margem esquerda do rio Tâmega e no sopé da grandiosa pirâmide verde do Monte Farinha, coroado pela ermida da Senhora da Graça.


Por toda a região encontram-se diversos solares, casas senhoriais e pequenos palacetes, que atestam a importância económica, devido aos férteis solos da zona, como é o caso da Casa do Eirô, do século XVIII ou o Solar dos Azevedos do século VII.


Local de tradição, existem em Mondim de Basto dois centros de Artesanato, sendo os principais produtos a tecelagem em linho, tapetes e mantas, tanoaria e cestaria.