Ribeira de Pena

Ribeira de Pena é uma vila do distrito de Vila Real com cerca de 7 412 habitantes (2001). Compreende um território de 7 freguesias com 218 km² encaixados numa zona de transição entre a paisagem agreste de Trás-os-Montes e o verdejante Minho.

Aqui, o património erguido pelo Homem desde tempos remotos, apresenta-se em testemunhos pré-históricos como as gravuras rupestres de Lamelas, os vários dólmenes e antas e ruínas de povoados fortificados, como o de Monte do Cabriz, entre muitos outros.


Na arquitectura popular, destacam-se os espigueiros, que se erguem sobre suportes de granito, com tectos de telha enfeitados com cruzes de diversas formas.


Como ex-líbris destaca-se ainda a ponte de arame ou ponte Pênsil, construída em 1913, que une as margens e populações de Santo Aleixo de Além Tâmega e Salvador.


Ribeira de Pena possui uma longa tradição artesanal em trabalhos em linho, muito utilizado para confeccionar toalhas de mesa, lençóis e colchas bordadas, e que ainda hoje são executados nos teares de Santa Marinha, Alvadia ou Cerva.


A gastronomia caracteriza-se pela variedade de sabores, deliciosos pratos de peixe, ou os suculentos cabrito e vitela assados no forno de lenha. Há ainda as alheiras e as morcelas, e os doces típicos como o leite-creme ou as rabanadas de mel.